quinta-feira, 23 de julho de 2009

Cultural



Estava lendo uma entrevista com uma autora chinesa Xinran Xue, ela falou de coisas realmente interessantes (http://veja.abril.com.br/220709/voces-nao-entendem-china-p-017.shtml)
ela recentemente este no Roda-Viva mas infelizmente perdi.

Não vou falar aqui do problema da China.

Um grande problema que a grande maioria das pessoas tem (me incluo em alguns momentos) é de não levar em consideração um elemento fundamental, o cultural.
A cultura é um elemento primordial para certos comportamentos, mas isso não significa que não pode ser mudado ou refutado. Vários comportamentos ligados a uma cultura trazida há muitos anos são coisas que simplesmente não são aceitados, são coisas que não condiz com nossos tempos. Alguns desses são negados por muitas pessoas, sem entender que eles estão no cerne de seus comportamentos. Machismo, homofobia, racismo, sexismo e etc. são coisas que muitos e muitos ouvem e falam, a isso é ridiculo e não pode ser tolerado, e dizem que conhecem pessoas assim, porém eles mesmos não tem comportamentos que se enquadram nestes.

Entendo que é um costume arraigado, principalmente no Nordeste o machismo, entretanto muitos tem conciência que é algo totalmente ridículo, mas seus comportamentos reforçam e reforçam cada vez mais isso. Quando se tem plena consciência disto se vê nos comportamentos alheios, nas falas alheias e até mesmo em suas coisas que reforçam, que estão ligados ao machismo.

Cultura é algo que pode ser mudado, comportamentos nocivos devem ser exterminados, não importa se são coisas que se faz desde o tempo do ronconcon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário