segunda-feira, 26 de julho de 2010

A função social da escola e os seres que não sabem dessa função.

A escola tem a função de formar cidadãos críticos, autónomos, conscientes de seus deveres e direitos, pessoas capazes de compreender a realidade em que vivem, capazes de terem criticidade diante das situações e relações sociais. A escola é um ambiente democrático que não tem unicamente o dever de ensinar a ler e escrever, ela tem o dever de formar pessoas para a vida. Essa formação cidadã precisa ultrapassar os muros das escolas, precisa ir além do tempo de vida escolar, essa formação precisa ser fixada ao caráter das pessoas. A escola é um lugar de se aprender sobre a(s) diversidade(s) cultural, sexual, social seja lá qual forem as diferenças.
A escola não é um lugar para punições, a escola não é penitenciaria. Ela é sim lugar de saber, deve ser um lugar de prazer, prazer pelo novo, um lugar onde as pessoas estão bem por estarem lá.
Porém apesar da escola ter essa função, muitas pessoas em sua grande maioria desconhecem isso, desconhecem o por que e pra que da escola, muitos reproduzem o que ouvem e reafirmam que a escola é lugar pra punir e lugar apenas pra aprender que 2+2 é 4 e que B + A é BA, e que Pedro Álvares Cabral chegou no Brasil em 1500. Confesso que sinto pena de pessoas que pensam apenas isso, pessoas essas que são apenas vítimas desses modelos de escolas que existem apenas pra ensinar isso, e que não cumprem sua função social.
Pessoas a escola e a universidade não ensinou isso a vocês, mas isso não deve ser motivo pra que a ignorância perpetue em vocês por toda a vida. Descubram, vejam, critiquem, discordem do que parece muito óbvio. Afinal muitas coisas nos ensinaram que era natural e nem tudo é natural. Disseram que homens são superiores, que gays não prestam, que mulheres devem cuidar dos lares e dos filhos, que animais são para ser comidos, que deficientes não pode viver sozinhos, que negros não são gente e disseram também que a escola é apenas um lugar pra levar livros(talvez só eu entenda essa colocação) e a escola não é só isso. Pra dizer que a escola não é só isso existiu e existem teóricos que fundamentam isso muito bem. Enfim, mudem! Mudem os analfabetos funcionais e os analfabetos diplomados. Mais uma vez MUDEM!

“Desconfiai do mais trivial, na aparência singelo. E examinai,
sobretudo o que parece habitual. Suplicamos expressamente:
não aceiteis o que é de hábito como coisa natural, pois em
tempo de desordem sangrenta, de confusão organizada, de
arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada
deve parecer natural, nada deve parecer impossível de mudar.”
Bertolt Brecht

Nenhum comentário:

Postar um comentário