terça-feira, 20 de julho de 2010

Violência - 1

A violência há algum tempo está comendo solta pelo mundo a fora, mas não vou falar aqui de guerras ou outras coisas do gênero.
As pessoas que tem de algum modo, poder se beneficiam da possibilidade de praticar atos de violência (sexual, física por ex.) com a certeza (e em 99% dos casos estão certos) da impunidade. Quantos filhos de pais abastados fazem verdadeiras barbáries e nada acontece com eles, e quando acontece algo é o mínimo do mínimo do que aconteceria se um filho de um pobre (se for preto pioram as coisas) roubasse apenas o ipod do riquinho. Os pais protegem seus filhos do mundo real, criando uma redoma de tudo se pode em torno do seu querido herdeiro, e quando o indivíduo faz alguma merda (tacar fogo em alguém, em algum animal, estuprar, matar e etc.) o paizinho e a mamãezinha protegem seu anjinho de tudo e garantem que ele não irá pagar pelo que fez, e o herdeiro fica livre de qualquer punição, tanto na justiça quanto em casa (que é até capaz de ganhar algum agrado por ter sido “exposto”).
Quantos pais legitimam tudo o que seus filhos fazem? E em geral o argumento é de que devem ter sido as amizades. Amizade errada faz muita coisa de ruim, mas quando não se dá limite algum ao filho, quando não se educa de verdade (não apenas pagando escolas caras), quando não se tem uma relação franca demonstrando tudo o que pode acontecer na vida, não precisa de amizade torta pra levá-lo pro mau caminho não, provavelmente o filhinho é que é a amizade torta.
Há um tempo em Florianópolis o filho de um delegado e do dono da licenciada da emissora Globo estupraram um garota de 13 anos (eles tem 14 anos), quando foi denunciado o caso correu em segredo de justiça por se tratar de menores de idade, agora... quantos menores (pobres) têm algum tipo de proteção para que seus futuros não sejam prejudicados por algum delito (seja qual for) que ele tenha cometido? Nenhum, a primeira coisa que se faz é mostrar o menor em uma delegacia com a mãe indo pegá-lo ou sendo levado para uma Fundação Casa da vida.
Há uns anos uns garotos em Brasília atearam fogo em um índio e alegaram pensarem se tratar de um mendigo, o que acontece na cabeça de uma pessoa dessas? E o que aconteceu com eles? Nada, estão levando suas vidas como se nada tivesse acontecido, com seus negócios sendo freqüentados normalmente como o de qualquer um, e tudo graças a papai e mamãe que garantem que seus filhos não sintam a realidade na pele.
Agora seria engraçado ver depois de eles terem cometidos tais crimes, acontecer o mesmo com eles, estuprados os estupradores, ateado fogo nos incendiários, o que seus pais diriam? Provavelmente que a justiça tem que ser feita, mas seria engraçado de ver nada acontecendo também, sob a mesma alegação que livrou a cara deles (sim, fui sádico aqui).
Mudando a idade dos bandidos, o que acontece com ricos/poderosos que cometem estupros, assassinatos e etc.? Nada, a não ser alguns pouquíssimos casos que vêm a tona pra mostrar que a justiça não enxerga nada além da justiça. Um indivíduo matou e picou a mulher toda, confessou o crime, depois de muito tempo houve seu julgamento e o que aconteceu? Ele foi julgado culpado e...? Quando foi lida a sentença, acabou o julgamento e mesmo tendo sido condenado o ser (que agora está quite com a justiça) foi para sua casa (e não pra prisão domiciliar). Não importa se é rico apenas, se tiver poder (não apenas de poder à poderoso-chefão) de influência, de saber os podres de pessoas com poder (endinheirados, políticos, juízes e etc.) nada ou algo bem perto de nada irá acontecer.
Uma coisa que me gera indignação são os casos que se tornam famosos, e que parece que no país nenhum crime mais aconteceu, e em geral chama atenção quando é alguma família de classe média (rica não, porque na maioria dos casos abafa e se safa no final) e que em geral a vítima é bonita. Quantos não já ouviram a frase – coitadinha, era tão bonita. Como assim? Estão livra pra matar “feio” porque esses de alguma forma merecem o destino trágico que lhe foi imposto? A mídia escolhe alguns casos e as pessoas simplesmente não dão a mínima pra tantos outros que acontecem semelhantes e muito piores, e no final nada acontece, não se investe para se levar os culpados e que eles paguem pelo que fizeram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário